quinta-feira, 17 de abril de 2008

Perda e Cinismo




O homem nasce totalmente preparado pra ganhar. Sabe exatamente o que fazer para comemorar quando se vê em tal situação.
No entanto, ao perder, se sente caindo em um abismo, dramatiza a queda ao máximo até que enfim chegue ao chão.
Como homem, tenho sentido bastante essa “minha teoria” ultimamente.
A dor da perda é absurda. Tanto na morte quanto no amor.
Felizmente, alguns fatos têm evidenciado que essa minha perda (que não quero citar agora, mas que talvez alguns de vocês possam supor) não foi na verdade uma perda, mas sim um ganho de liberdade quanto a um sentimento sobre alguém que nunca existiu.
Eu odeio o cinismo e suas variadas formas de aplicação. Mesmo que seja na intenção de agradar uma pessoa. Foi mais ou menos o que fizeram comigo.
Cheguei a apostar no caráter da pessoa, mesmo após descoberto isso, mas a cada dia percebo mais e mais que não vale a pena se importar com alguém que é uma pessoa um dia com você em uma conversa bastante agradável e no outro dia vira a cara descaradamente ao te ver com uma expressão irritante de nojo.
Não sei ao certo definir o que se senti; magoa, raiva ou desprezo, mas de qualquer forma a percepção causada após uma atitude dessas é de que não vale a pena prezar uma pessoa com esse tipo de caráter instável.
A perda causa saudade e um enorme apego ao passado, algo que nunca é bom, já que o passado nós já escrevemos.
A conclusão que tirei desses “chicotes” que a vida me deu através dessa pessoa, é que devo sim (como tenho feito) tirar proveito do que o presente proporciona ao meu redor e que muitas vezes deixei passar por me focar em algo que eu achava ser maior e por isso perdia um acumulo importante de detalhes que me fariam feliz.
A paixão passou como era de se esperar. Isso foi fácil após a queda da máscara. E agora sequer entendo o porque de um dia ter existido tal paixão.

Um comentário:

May disse...

Tudo na vida é assim - contraditório, variável, efêmero. Mas seria pior viver iludido. A palavra 'desilusão' é bonita e boa. :)

Não esquenta; você é um grande homem. Há de encontrar grandes homens e grandes mulheres - você não se contenta com o ordinário, e é bom não ser comodista. A felicidade, acima de qualquer contraste, ainda há de chegar. ^^